PIBID-UFOP subprojeto de Educação Física encerra o ano letivo com muito trabalho e importantes discussões

Dezembro 22, 2017

Nesta última segunda-feira, dia 18-12-2017, a equipe PIBID-UFOP subprojeto de Educação Física realizou sua última reunião do ano, repetindo a dinâmica de muito trabalho, característica do subprojeto.

Durante a reunião foram finalizadas as discussões fomentadas pela Seção Temática sobre a Educação Física no Ensino Médio, publicada pela revista Motrivivência (v. 29, n. 52, 2017). A seção conta com sete artigos, de diversos autores, de diferentes universidades e permitiram uma ampla discussão sobre os caminhos da Educação Física frente à reforma do ensino médio. Além desses artigos, na mesma edição da revista foi publicado um editorial que amplia ainda mais a discussão, e um artigo original que também foi lido e debatido por apresentar um tema de interesse, ou seja, “o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência como lócus de produção do conhecimento”.

Os bolsistas e o coordenador também estiveram presentes na palestra: “Reforma do Ensino Médio e o Futuro da Educação Pública no Brasil”, proferida pelo professor Gaudêncio Frigotto (UFF), no dia 24 de novembro, no Salão Ouro do Ouro Preto Tênis Clube. A palestra foi promovida pela Diretoria da ADUFOP-S.Sind./Andes-SN dentro das atividade de comemoração dos 35 anos de fundação da entidade.

Tudo isso permitiu ampliar as discussões que ocorreram durante as reuniões dos bolsistas com o coordenador do subprojeto, nas segundas-feiras durante os meses de novembro de dezembro. Todas as outras atividades dos bolsistas foram mantidas como as reuniões para planejamento das atividades por parte dos grupos de bolsistas que atuam em cada escola parceira do subprojeto, assim como, as atividades realizadas no interior das escolas.

Além disso, os bolsistas apresentaram quatro trabalhos que foram submetidos e aprovados para “Mostra PIBID UFOP”, evento realizado como parte do Encontro de Saberes da UFOP que no ano de 2017 foi realizado entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro. Os autores dos trabalhos foram os bolsistas: Alan Jaques Martins, Lucas Figueiredo dos Anjos, Jader de Souza Teodoro, Tatiane Cristina Rodrigues de Freitas, Aline Alves Vieira, Isabella Cristina de Carvalho e Camila Ingrid Pereira Rodrigues. Não somente os bolsistas que tiveram trabalhos aprovados compareceram ao evento, mas sim todos os bolsistas e o coordenador que foram prestigiar os colegas, além dos visitantes e os avaliadores.

Outra importante ação que contou com a presença dos bolsistas do PIBID-UFOP subprojeto de Educação Física ocorreu no dia 04/12/2017, nas dependências do CEDUFOP. Nessa ação que ocorreu como parte das avaliações da disciplina “EFD407 - Pratica Pedagógica em Educação Física Escolar”, eletiva para graduandos do curso de Licenciatura em Educação Física, os alunos da Escola Municipal Professor Adhalmir Santos Maia, pela manhã, e os alunos da Escola Municipal Rene Giannetti, no período da tarde, foram até a UFOP para participar de diversas atividades organizadas e realizadas pelos graduandos da disciplina. A participação dos bolsistas do PIBID e outros graduandos voluntários foi fundamental para o bom transcurso das atividades que aconteceram durante aproximadamente oito horas e contaram com a presença de mais de 70 alunos das escolas parceiras, além de professores, supervisores das escolas e alguns pais que vieram até a UFOP para acompanhar as atividades. Durante a ação o professor Emerson Cruz de Oliveira, responsável pela disciplina e pela coordenação do subprojeto de Educação Física, recebeu a atual coordenadora do curso de Licenciatura em Educação Física da UFOP, professora Ida Berenice Heuser do Prado, ex-pró-reitora de extensão da UFOP que afirmou que a ação apresentava características de uma atividade de extensão universitária.

Mesmo com toda essa dinâmica e todas essas possibilidades de complementação da formação de nossos alunos o PIBID corre o risco de acabar. Por isso, como ocorre sempre ocorre na área da Educação, é hora de resistir!

O edital vigente do PIBID precisa ser prorrogado! A interrupção do programa pode colocar em xeque-mate trabalhos e atividades como as relatadas.

Uma forma de colaborar com a nossa luta é utilizando nas suas redes sociais a hashtag: #FicaPIBID

Outra forma é curtir a página e compartilhar o conteúdo de: https://www.facebook.com/pibidufop/
Ver também: Destaque